terça-feira, 2 de junho de 2015

Ultrassom Morfológico!


Ultrassom é uma das maravilhas do mundo para quem está grávida. Nesses poucos momentos se pode ver o bebê dentro do ventre, saber que o bebê realmente está ali e se está bem. Durante a gravidez a mulher passa por algumas sessões de ultrassom e pelo menos uma delas é o ultrassom morfológico. Mas o que é de fato uma ultrassom? Esse exame se trata de emissão de ondas de som que batem na parede do corpo e volta em forma de imagens. É um exame super seguro para gestantes e bebês e podem detectar problemas como descolamento de placenta, malformação, ver a maturidade da placenta. Mas também proporciona a mamãe e papai cenas inesquecíveis como o bebê chupando o dedinho ou mesmo a descoberta do sexo do bebê.

(Fonte: Google Imagens)

O ultrassom morfológico é uma variação do ultrassom convencional. Ele é normalmente feito entre a 11ª e 14ª semana ou 20ª e 24ª semana da gravidez. Nestas épocas pode-se ver o feto ainda por inteiro dentro do útero e com maior facilidade do que nas semanas posteriores, e com mais clareza do que nas semanas anteriores. A ultrassonografia morfológica ainda mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem. Órgãos como estômago, pulmão, coração, bexiga e rins são visualizados no ultrassom morfológico. O exame também mostra presença de osso nasal, quinta falange (presença do quinto dedo da mão do bebê), além de fazer uma medição minuciosa das veias e artérias do cérebro e do coração do bebê. Os ossos também são pontos importantes nesse exame, sejam na coluna, o fêmur, o úmero e outros, todos são checados para saber se estão se desenvolvendo conforme as semanas de gestação.

Alguns recursos, além das ondas de som, podem ser usados, como o doppler que verifica a intensidade do fluxo de sangue da placenta para o bebê e para seu coração. O ultrassom morfológico também é feito para monitorar e saber a localização exata e condições da placenta. 

A maioria dos médicos pede o ultrassom morfológico entre a 20ª e 24ª semanas. Um dos motivos também é a possível detecção da síndrome de Down através da medição da prega nucal, a famosa translucência nucal. Mas a maioria das detecções positivos para essa síndrome pela medição é um alarme falso positivo, levando em conta que que o diagnóstico retrata em apenas 5% dos casos a realidade com certeza. Se algum outro problema for detectado na ultrassonografia morfológica, como no coração, seu obstetra pedirá outro exame específico para descartar ou confirmar o problema. Existem exames apropriados para coração, cabeça e rins do bebê e até a aminiocentese caso seja suspeito de síndrome de Down.

O ultrassom morfológico pode durar de 20 a 50 minutos. Então fique preparada para ficar deitada durante um bom tempo de barriga para cima. Caso sinta desconforto, avise ao médico. Para quem já passou por uma gestação sabe que essa posição pode trazer falta de ar por comprimir o abdome e limitar a respiração. Então peça uma pausa ou mudança de posição ao médico ultrassonografista.


Beijos, Mariana



Nenhum comentário:

Postar um comentário