segunda-feira, 18 de maio de 2015

Alguns cuidados que os futuros papais devem ter!


Quando um casal resolve engravidar, não é só a mulher que deve fazer exames para verificar suas condições de saúde. É importante que o futuro papai também tome certos cuidados e realize alguns exames para verificar se está tudo bem com a sua saúde geral ou se não existe nenhum tipo de problema que possa causar infertilidade. Então, vamos saber quais os principais cuidados que os homens devem ter antes da concepção!

Exame clínico
O que é: entrevista e exame físico.
Para que serve: o primeiro passo é verificar o histórico de doenças do futuro papai. Cirurgia na região inguinal, por exemplo, pode bloquear os dutos que fazem o encaminhamento dos espermatozoides. Já o exame físico consiste na apalpação dos testículos. Um testículo pequeno, por exemplo, pode sinalizar doenças que atrapalham a espermatogênese. A apalpação evidencia obstruções, irregularidades, tumores, ausência congênita de testículos e alterações nas veias.

Dosagem hormonal
O que é: exame de sangue
Para que serve: se a espermatogênese não está fazendo seu papel, o problema pode ser hormonal. O hormônio folículo-estimulante (FSH), por exemplo, atua sobre as células que produzem os espermatozoides. Ele está correlacionado ao hormônio luteinizante (LH) e a testosterona, que também precisam ser avaliados de perto. Os testículos ainda produzem uma proteína chamada inibina, que funciona como marcador da espermatogênese. Quando em níveis baixos, ela índica pouca produção de espermatozoides.

Espermograma

O que é: exame laboratorial que avalia o sêmen. O material é coletado pelo próprio paciente, nas cabines privativas dos centros de análises clínicas.
Para que serve: O espermograma é um dos primeiros exames solicitados quando o assunto é fertilidade masculina. Ele verifica volume, concentração, morfologia e capacidade de movimentação dos espermatozoides. A poluição, o estresse e maus hábitos, como o tabagismo, podem fazer com que a qualidade dos espermatozoides vá decaindo progressivamente. Em 40% dos casos em que o casal não consegue ter um filho, o problema é masculino.




Ultrassom
O que é: exame que capta imagens por meio da produção de ondas sonoras.
Para que serve: indicado para casos em que há problemas de espermatogênese, mas a dosagem dos hormônios se encontra normal. Pode auxiliar no diagnóstico de varicocele — varizes na região do escroto — que não foi identificada pelo exame clínico.

Sorologia
O que é: exame de sangue.

Para que serve: A sorologia é feita por meio de um exame de sangue simples para identificar doenças como hepatite, sífilis e AIDS. Como todas elas são sexualmente transmissíveis, podem ser passadas para a futura mãe e, consequentemente, para o bebê. Na melhor das possibilidades, a criança não é contaminada, mas é possível que nasça com problemas ou mesmo sem vida.


E ai futuras mamães, já conversaram com os seus parceiros sobre a importância desse check-up antes de começarem a tentar engravidar??


Beijos,Mariana




Nenhum comentário:

Postar um comentário