segunda-feira, 4 de maio de 2015

O nascimento da Princesa...


E como todo mundo já sabe, no final de semana que passou, nasceu a nova "bebê real"! A nova princesa de Cambridge, filha do Príncipe William e de Kate Middleton, e que se chamará Charlotte Elizabeth Diana (O nome homenageia a avó da criança, a princesa Diana, mãe de William, a bisavó e a tataravó, a rainha Elizabeth II e sua mãe Elizabeth, e também seria uma homenagem ao pai de William, o príncipe Charles – por Charlotte ser considerado uma versão feminina deste).

Mas, o que mais causou comentários foi o fato de a Duquesa de Cambridge ter saído diva, linda e deslumbrante da maternidade, 10 horas após o parto. Algumas mídias maldosas chegaram a cogitar que a criança havia nascido uns dias antes, e eles preferiram esconder, já que segundo essas mesmas mídias seria impossível uma mulher sair andando de uma maternidade poucas horas após dar a luz.

A Duquesa deu entrada no hospital St Mary's, no oeste de Londres, por volta de 6h do horário britânico e menina nasceu as 8h34m no horário local (4h34m em Brasília), pesando aproximadamente 3,7kg de um parto normal (o que é muito comum por lá), após quase 41 semanas de gestação.

Entramos ai em vários assuntos polêmicos no Brasil...



Primeiro, o tempo de gestação, já criou-se no nosso País o mito de que a criança precisa nascer com 40 semanas, e que após esse prazo ela está "passando do tempo". Que fique claro, 40 semanas não é uma data limite e sim uma referência, e o mais comum é que o bebê passe sim desse tempo. Se bem monitorado, esse bebê pode nascer de parto normal sem problema algum. Muitas vezes, as cesáreas marcadas (teoricamente para quando a gestação completa 40 semanas) acabam em partos prematuros, já que ainda não é possível afirmar com 100% de certeza o tempo exato da gestação e a data precisa da concepção. Além disso, entrar em trabalho de parto significa que a criança está pronta pra nascer, e este é o momento certo para que isso aconteça.


Segundo, o Brasil é líder mundial em realização de partos cesáreos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 43% dos brasileiros vêm ao mundo por esse método, quando o esperado seria que esse índice não passasse dos 15%. Os partos particulares, ou através de planos de saúde, são os principais culpados por jogar esses números lá pra cima (80% são cesáreas). E é por isso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou novas normas para as maternidades, visando diminuir as cesáreas desnecessárias.


Chegamos na terceira e ultima polêmica deste post... tem sim como uma mulher fazer um parto e sair da maternidade andando, linda e sorridente, horas depois dele. Como?? Fazendo um parto normal, com o minimo de interferências possível, respeitando o momento que a criança queira nascer... Mas falarei sobre isso em outro post...

E vcs, o que acharam no nascimento da Princesa? Concordam ou discordam do parto normal? Gostaram do nome escolhido??

Fica o exemplo de Kate, que teve seu segundo filho de parto normal... e a foto da Princesinha Charlotte, uma fofura!!

                                           (Foto: John Stillwell/AP)


Beijinhos, Mariana


Nenhum comentário:

Postar um comentário